IEAE promove encontro das coordenações dos Grupos de Trabalho Temático

Evento abordou ações realizadas, interface entre as temáticas e projetos futuros

Texto: Gisele Bicaletto – 29/4/2024

No dia 29 de abril foi realizado o I Encontro de Coordenadores dos Grupos de Trabalho Temático (GTTs) do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento aconteceu no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas da UFSCar e teve como objetivo compartilhar as experiências, apresentar as ações já realizadas pelos GTTs e dialogar sobre projetos futuros.

O GTT “Conexões Invisíveis: Memória, Conhecimento e Antropoceno” tem por objetivo criar processos e interlocução de debates de diferentes áreas para construir as conexões entre elas. O Grupo é dividido em dois eixos - um voltado aos acervos, arte e cultura e outro dedicado aos pontos críticos do Antropoceno – e sua formação conta com representantes de diferentes áreas das Ciências Humanas da UFSCar, além da Unidade de Informação e Memória da Instituição. Lançado em março de 2023, esse GTT já realizou mesa de debates, conferências e participou de atividade de extensão referente aos acervos Florestan Fernandes e Luiz Carlos Prestes da UFSCar. Para este ano ainda, o grupo pretende realizar atividades que abordem os conflitos na Faixa de Gaza, o Golpe de 1964.

“Biodiversidade para o Futuro” é outro GTT que integra os IEAE, lançado em fevereiro de 2023. O objetivo geral do Grupo é produzir, organizar e divulgar o conhecimento transdisciplinar com atores distintos sobre redes de causas e consequência da crise da biodiversidade, que é a temática central do GTT. O grupo tem se dedicado às ações de planejamento, envolvendo integrantes de diferentes áreas do conhecimento, para delinear os caminhos adequados para trabalhar a relação entre as pessoas, a biodiversidade e o meio ambiente e qualificar a governança sobre essas questões nas cidades.

O terceiro Grupo de Trabalho Temático do IEAE é “Hidroinformática”, que conta com integrantes de departamentos distintos da UFSCar, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Universidade de São Paulo (USP) e docente estrangeiro. O principal objetivo deste GTT é agregar conhecimento de diferentes locais e pessoas para implementar soluções por meio de redes colaborativas para a área de recursos hídricos. No último ano, quatro integrantes do GTT participaram de um importante projeto de extensão no Rio Canoas, no município de Franca (SP), voltados ao novo zoneamento ambiental para área do manancial de abastecimento da cidade. As próximas ações previstas do Grupo envolvem o desenvolvimento de site, realização de reuniões periódicas, aproximação de programas de pós-graduação e contatos mais frequentes com a ANA.

Adilson de Oliveira, diretor do IEAE, reforçou a importância desse primeiro encontro. “É fundamental abrir esse espaço para todos os grupos para compartilharmos as realizações, ideias e experiências de cada um”, Oliveira também mencionou as novidades na estrutura do IEAE, como o auditório e salas que podem ser usadas pelos GTTs, além do apoio da comunicação e biblioteconomia que o Instituto oferece aos grupos.