Eventos

Os diferentes eventos organizados pelo IEAE, e também com parceiros, são oportunidades para um espaço acadêmico pluralista com a possibilidade de interação entre cientistas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, de forma que ocorram sinergias na troca de ideias e conhecimentos. Palestras e debates com características multi e transdisciplinares estimulam a produção de novos conhecimentos. Nesse sentido, o IEAE organiza um ciclo de palestras ou debates bimestrais, com curadoria para organização e registro das atividades, como também pela compilação dos temas abordados. Os resultados dessas atividades resultam na produção de novos conhecimentos, posteriormente divulgados em diferentes formatos pelo IEAE.

Uma dessas iniciativas é o ciclo de conferências “Universidade para o futuro”, que teve início em 2023. A atividade é aberta a todo o público e aborda diferentes aspectos da temática central com o objetivo de refletir sobre como a universidade - no Brasil e no mundo - precisa se repensar a partir das várias crises que a sociedade enfrenta, como política, sanitária, de desinformação, além da emergência climática.