GTT Biodiversidade

Em junho de 2022, o IEAE-UFSCar iniciou uma série de encontros na comunidade UFSCar a fim de fomentar a criação de um Grupo de Trabalho Temático (GTT), interdisciplinar e multicampi, sobre a temática da Crise da Biodiversidade. Como resultado, foi criado o GTT Biodiversidade para o Futuro (BioFuturo), concebido como um programa de pesquisa, ensino e extensão com o objetivo geral de produzir, organizar e divulgar o conhecimento transdisciplinar sobre redes de causas e consequências da crise da biodiversidade.

Áreas de trabalho

O grupo é composto por 13 frentes de trabalho: Produção de conhecimento; Modelagem; Sínteses; Produções artísticas; Material audiovisual e lúdico; Plataforma de dados; Articulação interinstitucional; Redes de iniciativas UFSCar; Formação universitária; Comunicação pública; Eventos; Empregos e negócios; e Gerenciamento de projetos. No âmbito desse programa, foi elaborado o projeto BioFuturo na Cidade, financiado pela FAPESP, com o objetivo de aprender a promover transformações na percepção e na governança de áreas verdes urbanas, por meio da coprodução e da ciência cidadã sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos, buscando a transição para a sustentabilidade das cidades.

Equipe

Atualmente o GTT conta com 75 participantes acadêmicos e não-acadêmicos de diversas formações, nas cidades onde se localizam os campi da Universidade.

Relatórios

Eventos de indução